top of page

Cansado das Fissuras nas ligações entre a estrutura e alvenaria?

Atualizado: 2 de ago. de 2022



Um fenômeno construtivo muito comum e caracterizado pelo afastamento ou abertura do material em determinados locais, denominado fissura, trinca, rachadura ou fenda.


Nem sempre esses fenômenos são patológicos, muitos podem acontecer de forma natural, e com um olhar técnico é possível determinar as causas e possíveis soluções.


A parede de alvenaria e o pilar de concreto são dois conjuntos distintos, com composições e características diferentes. Ao passar do tempo irão se deformar de maneira diferente, de acordo com a força e temperatura, surgindo assim uma fissura que ocorre devido a existência de esforços de tração e não são resistidos pela argamassa presente na alvenaria.


Para resolver esse problema é necessária uma solução que promova rigidez no encontro da parede com o pilar, realizando a amarração com material resistente a tração, como por exemplo o aço, acompanhe a seguir:


A solução mais recomendada para evitar trincas nessa ligação é o uso de tela.


O tamanho da tela deve ser proporcional à largura da alvenaria, mas o comprimento total da tela padrão é de 50 cm, ficando com dobra de 10 cm para cima junto ao pilar e outra dobra de 40 cm assentada na junta horizontal entre os blocos.


A colocação das telas deve seguir orientação do projeto de alvenaria de vedação e obedecer alguns cuidados para garantia da amarração. O objetivo é criar uma ligação que impeça o descolamento da alvenaria em relação ao pilar e, ao mesmo tempo, reduza as tensões na argamassa de assentamento.


A tela soldada galvanizada para alvenaria é recomendada para que se evitem fissuras nas ligações entre a estrutura e a alvenaria, e também para amarração entre alvenarias. É a solução ideal para garantir qualidade e produtividade na execução de qualquer tipo de alvenaria.


Principais características:


· Evitar a ocorrência de fissuras nas ligações entre estrutura e alvenaria;

· Facilitar o trabalho de amarração da alvenaria;

· Proporcionar maior proteção contra corrosão;

· Dispensar a tradicional amarração entre blocos, aumentando, consequentemente a produtividade e a qualidade dos serviços.


Recuperar uma fissura presente entre alvenaria-estrutura demanda técnicas complexas, por isso o ideal é evitar esse tipo de dor de cabeça através do serviço correto, investindo em materiais e mão de obra especializada.


Você já conhecia essa técnica? Gostou?

Entre em contato conosco, aqui na Isocom você encontra a solução ideal para o problema da sua obra.


266 visualizações0 comentário

Comments


006 (1).png
bottom of page