top of page

Principais manutenções periódicas em um condomínio

Atualizado: 6 de mar. de 2023


A manutenção preventiva predial é a melhor forma de evitar acidentes, além de prevenir também eventuais custos extras no orçamento do condomínio.


Para não restar dúvidas sobre por onde começar para manter os cuidados em dia, separamos os principais itens aos quais você deve prestar atenção para manter a manutenção de condomínio em dia.


Com tantos equipamentos, reparos, questões administrativas, orçamentos, dentre outros itens para acompanhar em um condomínio, será mais fácil se, ao início de todo ano, você criar um planejamento sobre as ações relacionadas a manutenção.


Ou seja, faça uma programação das manutenções a serem feitas em curto, médio e longo prazos. Compartilhe o cronograma em assembleia para aprovação por parte dos moradores. É importante descrever as tarefas que são realizadas diariamente, quinzenalmente, mensalmente, a cada três e seis meses etc.


Mas como definir o que é prioridade em um planejamento?


As prioridades do prédio podem ser definidas de acordo com vistorias, especificações de manutenção dos equipamentos fornecidas pelos fabricantes, solicitações feitas pelos moradores, limites impostos pelo orçamento, dentre outros fatores.


Fiscalize a estrutura das edificações do condomínio


Este talvez seja um dos passos mais importantes no controle de manutenção de condomínio. Afinal, problemas estruturais oferecem muitos riscos à segurança dos moradores e normalmente solucioná-los tem um custo muito alto.


Os pontos que devem ser fiscalizados nos condomínios são:

  • Vigas de sustentação;

  • Paredes;

  • Escadas;

  • Área do estacionamento;

  • Estrutura do elevador;

  • Áreas de lazer e vários outros pontos.

A periodicidade desta fiscalização e manutenção é determinada de acordo com a necessidade ou com o tempo de construção da edificação. Lembrando que, em casos de emergência, a inspeção pode ser feita antes do período recomendado.



Riscos ao não realizar a manutenção preventiva


É muito melhor corrigir uma rachadura ou um vazamento no início do que esperar o desabamento do condomínio para pensar em fazer algo, não é mesmo? Parece exagero, mas muitos acidentes como esse podem ser evitados com as manutenções preventivas ou com a presença de profissionais habilitados para examinar a situação.


Como na medicina, a engenharia tem recursos para inspecionar e avaliar as estruturas do condomínio, auxiliando na prevenção de acidentes e manutenção ou correção necessária.


Como está a manutenção periódica do seu condomínio?

Se precisar de alguma orientação, faça contato conosco, nossa equipe te ajuda!






67 visualizações0 comentário
006 (1).png
bottom of page