top of page

Socorro! Preciso fazer manutenção no meu prédio, por onde começo?

Atualizado: 6 de mar. de 2023


Calma, nós vamos te ajudar!


A manutenção predial é um conjunto de ações que são essenciais para manter a vida útil de qualquer edificação, seja limpeza, modernização ou problemas a serem resolvidos, como vazamento, infiltração...


O planejamento e construção de um prédio são feitos para que ele atenda seus usuários por muitos anos. Nesse período de vida útil, ele precisa oferecer condições seguras e de qualidade considerando que tempo, fatores ambientais e uso podem degradar as condições iniciais do empreendimento. Para isso, é importante que a manutenção predial não seja negligenciada.


Sendo assim é importante que ocorra a inspeção predial que, de forma preventiva, poderá auxiliar nos direcionamentos do plano de manutenção e na tomada de decisões estratégicas – como o que será feito e o valor que será direcionado para cada item. A partir da inspeção, deve ser elaborado o plano de manutenção, lembrando sempre que a inspeção deve ser feita por profissionais capacitados para que não haja problemas futuros.


Quais as vantagens da manutenção predial?


Além de diminuir o risco de acidentes, ajuda a preservar o valor patrimonial de um edifício e a evitar que seus reparos fiquem mais custosos a longo prazo, sem contar que um edifício impecável certamente atrai interesses.


Confira as vantagens da manutenção predial:


A aparência conta, e muito!

Você sabia que que fachadas atraentes valorizam os imóveis em até 20%?


A aparência é um dos fatores relevantes na hora da avaliação imobiliária. Mas é válido destacar, acima de tudo, a segurança dos moradores e usuários, que é obtido tomando medidas como: manutenção da impermeabilização, impedindo focos de infiltrações e vazamentos; limpeza programada, utilizando os materiais e produtos ideais para cada revestimento.


Um detalhe imprescindível é a observação de fissuras e rachaduras, uma vez que o tempo e os fatores climáticos são capazes de causar sérios danos às fachadas, comprometendo a estrutura predial. Sem falar em possíveis vícios construtivos…


Cabe à manutenção predial achar a origem de falhas, programar as ações de correção e, portanto, evitar acidentes. Como você pode notar, a estética de uma fachada é apenas uma das preocupações que todo síndico deve ter.


Você viu os benefícios. Agora, conheça os principais serviços que devem fazer parte da manutenção predial do seu condomínio ou empreendimento, sendo dividida em três tipos: preventiva, corretiva e preditiva. Vamos aos detalhes de cada uma.


Manutenção predial preventiva


É aquela que antecede o reparo, ou seja, é a manutenção realizada para prevenir, ela é feita antes mesmo do surgimento de falhas e problemas, com o objetivo de reduzir os custos de manutenção e prolongar a vida útil da edificação de forma geral.


O planejamento da manutenção predial preventiva é baseado no histórico de uso, falhas de máquinas e sistemas, que incluem serviços como:


· Inspeção de instalações elétricas e hidráulicas;

· Inspeção de áreas comuns, de sistemas de segurança, de equipamentos e assim por diante;

· Inspeção e verificação de elevadores, instalações de gás e integridade da cobertura.

Manutenção predial corretiva


É realizada para corrigir as falhas e desgastes já identificados nos equipamentos e estrutura da edificação. A manutenção predial corretiva em muitas vezes trata questões emergenciais ocasionando custos mais elevados e paralizações não planejadas. Os principais serviços da manutenção predial corretiva são:


· Conserto de vazamento nas instalações hidráulicas;

· Impermeabilização de piso após detectada infiltração;

· Reparo de fissuras e rachaduras na estrutura predial;

· Substituição de peça de elevador, que parou de funcionar corretamente.


Manutenção predial preditiva


Esse tipo de manutençaõ analisa de forma mais completa as condições atuais dos equipamentos e sistemas com o objetivo de otimizar as atividades operacionais do edifício. Analisa as tendências de falhas utilizando inspeções e ferramentas adequadas para o registro de desempenho das máquinas e ocorrências fora do comum, como temperatura, pressão, aceleração e vibrações das máquinas.


Depois da análise, é definida qual a periodicidade da manutenção de cada equipamento ou sistema, trazendo benefícios como:


· Reduz as intervenções de correção;

· Ajuda a determinar um período estimado das avaliações para cada um dos equipamentos e instalações;

· Garantia de maior confiança em cada equipamento;

· Aumento na vida útil dos equipamentos/instalações;

· Identificar as causas que originaram os problemas;

· Custos mais baixos.



Contratempos sempre existirão no dia a dia dos condomínios. No entanto, está mais do que provado que a falta de manutenção predial periódica gera muito mais dor de cabeça e prejuízos. As paralisações não planejadas e os consertos de última hora, geralmente muito caros, são exemplos disso.


Para evitar estresse e surpresas indesejáveis no fim do mês, cuide da manutenção do seu empreendimento como ele merece e precisa. Valorize-o, tenha um plano e fuja dos improvisos! Contrate empresas especializadas, que ofereçam agilidade e garantias reais. A segurança e a tranquilidade de todos não têm preço, concorda?


Conte sempre com a Isocom, nossa equipe técnica é totalmente qualificada e apta para auxiliá-lo com todas as dúvidas que possam surgir, além de trabalharmos somente com produtos de qualidade e de acordo com as normas.


Confira nossas ofertas: www.isocom.com.br





33 visualizações0 comentário

Comments


006 (1).png
bottom of page