top of page

Você já se perguntou por que trincas e fissuras aparecem nas estruturas?🤔


A fissura é um dos tipos mais comuns de patologias nas edificações e podem interferir na estética, na durabilidade e nas características estruturais da obra. Ela pode ser um indício de algum problema estrutural mais grave. Mas antes de explicar algumas de suas causas, gostaria de falar brevemente sobre cada uma delas. Acompanhe.


FISSURA GEOMÉTRICA


As fissuras geométricas (ou isoladas) podem ocorrer tanto nos elementos da alvenaria - blocos e tijolos - quanto em suas juntas de assentamento.



FISSURA MAPEADA


As fissuras mapeadas (também chamadas de disseminadas) podem ser formadas por retração das argamassas, por excesso de finos no traço ou por excesso de desempenamento.



TRINCAS


As trincas podem ser definidas como o estado em que um determinado objeto ou parte   dele se apresenta partido, separado em partes, nesse caso a abertura ultrapassa a   amada do revestimento e podem afetar diretamente a estrutura interna, por representar a   ruptura dos elementos, podem diminuir a segurança de componentes estruturais de um edifício. Mesmo sendo muito pequena e quase imperceptível deve ter a causa ou as causas minuciosamente pesquisadas. Sua espessura pode ser superior a 0.5mm podendo chegar a até 3mm.

    

RACHADURAS


Falha contínua devido à falta de resistência de um determinado material às tensões e  influências internas e externas a ele aplicadas. É um estado em que um determinado  objeto ou parte dele apresenta uma abertura de tal tamanho que ocasiona interferências   indesejáveis. É o tipo de fissura mais grave e dependendo do local onde ocorre   impossibilita o uso da edificação. Torna-se inviável uma possível medida de recuperação devido ao alto custo necessário. Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura são aberturas de tamanho consideráveis, acima de 3 mm por onde podem passar luz, vento e água tem como característica a grande abertura, pronunciada, profunda e acentuada.


Fissuras e trincas são preocupantes e não estamos falando de estética, e sim de segurança e durabilidade.

Essas pequenas fissuras podem surgir por uma série de razões, desde o mau uso da estrutura até problemas na fundação. Vamos explorar algumas delas ⤵️


👉🏼 Mau uso da estrutura: Excesso de carga ou vibrações podem desgastar a integridade da construção.


👉🏼 Dimensionamento ineficiente: Se a estrutura não foi projetada adequadamente para suportar as cargas que recebe, trincas podem aparecer.


👉🏼 Cura indevida do concreto: Uma cura inadequada pode levar à formação de trincas de contração no concreto.


👉🏼 Recalque na fundação: Movimentações do solo podem causar desníveis e pressões que comprometem a estabilidade da estrutura.


Entender as causas é o primeiro passo para prevenir esses problemas e garantir a segurança das edificações. 


Agora que você já aprendeu a decifrar o mundo das fissuras, trincas e rachaduras, fique atento e em caso de dúvidas fale diretamente com um de nossos consultores, dessa forma iremos analisar e te ajudar a resolver o quanto antes.





11 visualizações0 comentário

Comentários


006 (1).png
bottom of page