Primeiro vamos falar sobre a diferença entre Manta Asfáltica e Fita Autoadesiva, pois sabemos que pode acontecer alguma confusão com os dois produtos. Então chegou a hora de você conhecer bem a utilidade de cada um deles para não errar mais na escolha do produto ideal.
Vamos lá?
Manta Asfáltica
As mantas asfálticas configuram um sistema de impermeabilização flexível e pré-fabricado, são confeccionadas à base de asfalto modificado com polímeros e estruturantes em poliéster ou polietileno.
A norma técnica em vigor referente a este material é a ABNT NBR 9952 – Manta Asfáltica com Armadura para Impermeabilização – Requisitos e Métodos de Ensaio divide o produto em alguns tipos distintos dependendo de parâmetros e valores específicos, como espessura, absorção de água, flexibilidade à baixa temperatura, entre outros. Em geral, seu uso é indicado para lajes, reservatórios, jardineiras, paredes de encostas, áreas frias, dentre outros. A manta geralmente é comercializada em rolos de 1 x 10 m.
Seus acabamentos podem variar, sendo possível ter manta com acabamento com Alumínio, Polietileno, Geotêxtil, Areia, Ardósia, etc.
Fita Asfáltica Autoadesiva
As fitas autoadesivas são compostas por adesivo de asfalto elastomérico, acabamento com uma lâmina de alumínio flexível e protegida por um filme plástico, a ABNT publicou a norma NBR 16411:2015 – Fita Asfáltica Autoadesiva, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Impermeabilização (ABNT/CB-22).
Material Ideal para vedação e reparo, seu alto poder de aderência, garante adesão em diversos substratos como:
Fibrocimentos
Argamassas
Concreto
Metais
Vedação de cabeça de parafuso, trincas e frestas entre telhas, rufos e cumeeiras
Barraca de Camping
Fechamento e sobreposições em sistemas de Subcoberturas
Calafetação de vãos e frestas em instalações elétricas, hidráulicas, de ar e sistema de ventilação
Restauração de carrocerias de caminhão baú, furgões ou lonas e toldos.
Para melhor aproveitamento do sistema de Fitas Autoadesivas, elas são encontradas nas cores: Alumínio, Terra cota e Branca. Disponibilizada em diversos tamanhos:
Agora, quais as vantagens você tem em utilizar essas fitas?
Aplicação fácil e rápida
Super Aderente
Resistente a rasgo
Altamente flexível
Boa resistência a raios solares
Impermeável
Não necessita de ferramentas especiais
ATENÇÃO – não devem ser utilizadas como substituição de rufos metálicos, em áreas sujeitas a grandes temperaturas e em dias de chuva, com substrato molhado e tempo frio.
Como aplicar?
Para sucesso na aplicação do produto a superfície deve estar limpa, seca e isenta de óleos, graxas e partículas soltas de qualquer natureza, livre de corrosão, saliências e as cavidades deverão ser preenchidas.
1° Passo: Utilizar uma camada de primer asfáltico com objetivo de proporcionar uma boa ancoragem da fita ao substrato.
2° Passo Corte a fita no tamanho desejado.
3° Passo: Retire a película de proteção.
4° Passo: Pressione sobre a superfície com firmeza, especialmente nas bordas.
Para sobreposições, os fabricantes recomendam que sejam de, no mínimo, cinco centímetros. Caso necessário, as mantas podem ser aplicadas também em camadas adicionais, de modo a atender as demandas particulares de cada situação.
É importante buscar um fornecedor que ofereça manta asfáltica autoadesiva de qualidade e tecnologia superior, o que garante eficiência de impermeabilização, rapidez na aplicação, economia e longa vida útil, por isso além da nossa Loja Física vocês também podem comprar sem sair de casa, basta acessar:
Viu como é fácil?
Lembre-se: antes de usar qualquer produto, leia as instruções na embalagem.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!
Comments