O Geotextil é um material extremamente útil na construção civil. A sua simplicidade no manuseio e aplicação, capacidade de adaptação a diversos ambientes e alto desempenho fizeram com que esse produto se tornasse indispensável em obras de diversas proporções.
Suas principais funções são:
- Filtragem e drenagem: funcionando como uma espécie de filtro, com o intuito de reter o solo ou outras partículas sólidas e permitir a passagem de líquido.
- Separação: fazendo uma barreira flexível para materiais de características diferentes, separando-os, mas preservando as características de cada material.
- Reforço: reforçando o solo e aumentando a sua capacidade de suporte. A manta geotêxtil confere ao meio ao qual é inserida características que faltavam, como a resistência à tração.
- Recuperação de pavimento: outra funcionalidade é sua utilização na recuperação de pavimentos. A manta é utilizada entre o antigo e o novo pavimento. Conferindo uma maior vida útil ao novo pavimento, pois retarda o processo de abertura de fissuras.
- Absorção acústica: Pode ser utilizada para a absorção acústica em coberturas com telhas metálicas. A manta geotêxtil é fixada no fundo das telhas metálicas com cola específica.
Por todas essas características as mantas de geotêxtil são utilizadas em diversas funções, como: para drenagens em geral, camisa para tubo de dreno, filtro em diques de contenção, construção de muros de arrimo e taludes íngremes, sistemas contra erosão, proteção mecânica de dutos enterrados, cura de concreto, reforços de aterros apoiados sobre solo com baixa capacidade de carga, camada anti-propagação de trincas, drenagem de jardins, entre outros.
No mercado são encontrados diversos tipos de geotêxtil, com variações de espessura, espaçamento das malhas, características de resistência mecânica e proteções contra agentes químicos diferentes. A definição de qual o tipo deverá ser usado depende de onde e qual a função que ele deverá desempenhar.