Com a chegada de novembro começamos a nos preocupar com um dos maiores problemas do verão, especialmente na região Sudeste do país: os famosos temporais de verão.
Nesse momento é muito importante observarmos uma parte da nossa casa que não damos muita importância: os telhados e calhas.
É importante fazer uma boa limpeza deles para retirar o excesso de folhas trazidas com o vento. Além disso, devemos prestar atenção às rachaduras ou quebras porque conserta-las é mais barato que o estrago que a penetração da água por essas falhas podem fazer, que vão desde manchas no revestimento, infiltrações e danos na estrutura da construção.
A limpeza dos telhados e calhas é feita com uma simples vassoura. É importante retirar o máximo possível de sujeira (como folhas, galhos e outros objetos), que poderiam entupir as calhas e levar ao transbordamento da água. Caso seja encontrada alguma rachadura, a sua manutenção é muito simples e não precisa de mão de obra especializada. Basta aplicar uma fita autoadesiva impermeabilizante sobre o dano (tanto nas calhas como nos telhados), com auxílio de um primer. Em caso de quebra de telhas o mais indicado é a sua substituição pontual por uma telha nova.
E aí? Já fez uma boa revisão nos seus telhados e calhas antes da chegada do verão? Caso alguma esteja danificada entre em contato conosco. Nós temos os materiais mais indicados para resolver esse problema de forma prática, barata e, o melhor, antes da chegada das chuvas.