top of page

Existem diversos tipos de mantas, quando e qual devo usar?

Atualizado: 21 de jul. de 2022


Uma das maiores preocupações de quem está projetando ou realizando a manutenção da cobertura de uma construção diz respeito à preservação contra goteiras e infiltrações. Nesse cenário, a utilização da manta asfáltica surge como uma das opções para solucionar o problema.


Mas afinal, quando usar a manta asfáltica e quais são os tipos disponíveis no mercado? E, principalmente, o que você deve considerar na hora de optar por esse tipo de solução?


Vamos descobrir? Acompanhe a matéria abaixo. Boa leitura! Quando utilizar a manta asfáltica?


A manta asfáltica é um dos métodos mais frequentemente utilizados no Brasil quando o objetivo é impermeabilizar construções, evitando os danos provocados por goteiras e infiltrações, que podem trazer danos à saúde das pessoas que convivem no local, prejuízo ao patrimônio e até a segurança da edificação.


Uma das maiores vantagens da manta asfáltica é a sua elasticidade e flexibilidade do material, capazes de acompanhar a movimentação da estrutura e suas dilatações sem perder a capacidade de impermeabilização e sem riscos de causar rachaduras.


Entre as desvantagens do produto, destaca-se sua ineficiência térmica em casos de exposição aos raios solares, com exceção da versão aluminizada e ardosiada. Para solucionar esta questão, as mantas asfálticas com exceção das duas citadas acima, deverão ser protegidas por argamassa de cimento e areia, com ou sem acabamento de revestimento.

Quais são os tipos de Manta e onde devo utilizá-las?

Manta asfáltica aluminizada


Esse tipo de manta para telhado também funciona como isolante térmico e é utilizada em lajes não transitáveis, inclinadas e telhados em geral, como fibrocimento, zinco, calhas, canaletas, marquises e juntas de dilatação, exceto em pisos.


Algumas versões do produto são aderidas com asfalto ou maçarico, enquanto outros são autocolantes. Todos devem acompanhar o formato das telhas e moldar-se a elas.



Manta asfáltica com estruturante em poliéster


Fabricada à base de asfalto e estruturada com poliéster, esse tipo de manta é ideal para impermeabilização de grandes áreas. Pode ser usada em lajes transitáveis planas ou inclinadas em geral e deve receber proteção mecânica com base intermediária de papel Kraft ou filme de polietileno.


Manta asfáltica ardosiada


Esse tipo de manta possui uma camada de autoproteção composta por grânulos de ardósia, o que dispensa proteção mecânica. Geralmente são utilizadas em coberturas não transitáveis com inclinações não superiores a 30% como acabamento final, como cúpulas e abóbadas.


Fita autoadesiva


Material ideal para vedação e reparo, seu alto poder de aderência garante adesão em diversos substratos como fibrocimentos, argamassas, concreto, metais, vedação de cabeça de parafuso, trincas e frestas entre telhas, rufos e cumeeiras, entre outros.


Para melhor aproveitamento do sistema de Fitas Autoadesivas, elas são encontradas nas cores: Alumínio, Terra cota e Branca. Disponibilizada em diversos tamanhos.


ATENÇÃO!!!


Embora a manta asfáltica seja uma das soluções de impermeabilização de telhado mais conhecidas, é importante lembrar que a sua utilização exige atenção. Entenda melhor antes de tomar a sua decisão!

O projeto e a instalação das mantas asfálticas exigem profissionais especializados


Para que a durabilidade da impermeabilização seja assegurada, é fundamental que o projeto de impermeabilização e a instalação da manta asfáltica sejam feitos por profissionais especializados, pois o amadorismo pode ocasionar erros de planejamento que podem gerar gastos desnecessários e insucessos.


Além disso, observar as especificações do material a ser utilizado em cada área, bem como realizar o cálculo de escoamento adequadamente são fatores fundamentais para garantir o correto funcionamento do produto e evitar problemas estruturais provocados por infiltrações.


Como você pode ver, apesar de bastante comum, escolher a manta asfáltica para a impermeabilização da sua estrutura pode não ser uma tarefa muito fácil, pois existem vários tipos de manta asfáltica. Aqui na Isocom nós podemos te ajudar nessa escolha!


Não se esqueça de ver as opções de manta asfáltica em nossa Loja Virtual.

Lá, é possível encontrar todos os itens necessários para as suas necessidades de impermeabilização!


61 visualizações0 comentário
006 (1).png
bottom of page