top of page

Tudo o que você precisa saber sobre Manta Líquida


Você certamente já deve ter ouvido falar em manta líquida. Porém, com tantos produtos no mercado da construção, conhecer cada um deles e compreender a sua importância é praticamente impossível. Portanto, nada melhor do que recorrer a artigos informativos para, dessa forma, conhecer as melhores opções para a sua obra, não é mesmo?


Ainda mais quando falamos de um assunto tão importante para qualquer projeto: a impermeabilização. E é por isso que estamos aqui, para ajudá-los a sanar toda e qualquer dúvida sobre o assunto, afinal a Isocom é a mais completa loja em Materiais Técnicos para a Construção Civil.


Conheça, a seguir, o que é a manta líquida, por que ela é importante para a sua obra, quais são as suas vantagens e como funciona a sua aplicação. Acompanhe:


O que é Manta líquida?

A manta líquida é um tipo de impermeabilizante com alto teor de sólidos construído a base de resina acrílica. Ela, logo após ser seca, gera sobre as superfícies aplicadas uma camada impermeável elástica, flexível e resistente ao sol e à chuva. Isto é, ela possui a capacidade de impermeabilizar a superfície onde será introduzida.


Quais as vantagens da manta líquida?

As vantagens de utilizar a manta líquida em sua obra são inúmeras. Abaixo listamos os benefícios mais marcantes:

  • O produto já chega em sua casa pronto para o uso. Isto é, você só precisará misturar um pouco para deixar a sua manta mais uniforme;

  • A aplicação não apresenta grandes complicações, uma vez que a sua aplicação é a frio;

  • A sua aderência é uma das maiores vantagens do produto, independente da superfície que você for aplicar;

  • Além de proteger a área que receberá a aplicação, a manta ainda proporciona um equilíbrio para o excesso de calor;

  • Sua composição não apresenta nenhum tipo de solvente inflamável.

Como aplicar a manta líquida?

Agora que você já sabe quais são os benefícios da manta, bem como qual é a sua real funcionalidade, é hora de aprender a fazer a aplicação em casa. Veja o passo a passo:


1º passo – Limpeza da superfície

Assim como qualquer tipo de técnica de aplicação de impermeabilizante, o primeiro passo sempre será a limpeza e regularização da superfície. Muitas das vezes é nessa etapa que a maioria das equipes inexperientes negligenciam, no entanto, alguns tipos de impurezas, como por exemplo graxa e desmoldantes, são capazes de danificar diretamente os produtos aplicados.


2º passo – Preparação para aplicação

É de suma importância que a superfície onde será aplicada a manta líquida esteja totalmente seca. Sendo assim, caso haja a necessidade de lavagem da superfície é indicado esperar que a superfície seque completamente antes da aplicação. Em caso de lajes concretadas recentemente, a indicação da maioria dos fabricantes é que se espere pelo menos 15 dias. As fissuras também precisam ser tratadas. No caso de cantos, rodapé e ralos, todos precisam ser arredondados, procedimento conhecido na obra como meia-cana.


3º passo – Aplicação

A aplicação da manta líquida é realizada com mais de uma demão. A maior parte dos fabricantes indicam que a primeira demão seja diluída em água, na proporção de 10%. A aplicação é realizada com o total de 3 demãos, feitas de forma cruzada (horizontal e vertical), com o intervalo de 3 horas entre cada demão.


Cuidados durante a aplicação

  • A manta líquida não pode ser usada em superfícies abaixo de 10ºC ou acima de 35ºC de temperatura, pois corre o risco de comprometer os procedimentos químicos da cura do produto.

  • Se estiver chovendo, o local precisa estar protegido com uma lona para impedir o contato direto com a água.

  • Para retomar a aplicação, é preciso esperar os dias de estiagem para que a superfície esteja seca de novo.

  • Já em caso de áreas com tráfego, é necessário realizar o revestimento superficial, para prevenir futuras falhas no sistema de impermeabilização.


Principais vantagens da manta líquida

A manta líquida é um produto impermeabilizante elástico adaptado in Loco e forma uma camada contínua de proteção contra os efeitos da umidade. Sendo assim, uma das vantagens desse modelo de sistema é exatamente a simplicidade na hora da aplicação, principalmente em lugares onde o acesso é mais limitado, visto não exige um maquinário e equipamento pesado, nem equipes grandes.


A manta já é vendida pronto para o uso, ela não precisa ser preparado ou misturado com outros reagentes e catalisadores. De modo geral, os grandes pontos positivos desta técnica estão associados à facilidade de aplicação e a rapidez para liberação do local.


Na dúvida, converse com um profissional

Você deve ter notado que a aplicação da manta líquida parece ser bem simples e rápida. Porém nós aconselhamos sempre conversar com um profissional qualificado para tal serviço, a fim de evitar contratempos. Afinal, mesmo que a aplicação em si seja facilitada, é muito importante ter a experiência adequada para o efeito ser satisfatório.


A impermeabilização é extremamente importante

Acredito que nem precisamos sempre ressaltar esta colocação. Afinal, é imprescindível a importância da impermeabilização em todo e qualquer projeto, a fim de evitar problemas e dores de cabeça no futuro, como infiltrações por exemplo.


Sendo assim, é hora então de encontrar um bom produto no mercado, com credibilidade, para conquistar o resultado que você tanto espera. E nós da Isocom estamos aqui para ajudá-los, afinal, trabalhamos com os maiores e melhores fornecedores do mercado. Acesse nossa Loja Virtual e fique sempre por dentro de nossas ofertas.


Fonte de pesquisas: https://www.tudoconstrucao.com/manta-liquida/ e https://www.totalconstrucao.com.br/manta-liquida/
94 visualizações0 comentário
006 (1).png
bottom of page